1. OBSERVAÇÃO;
- Cognitivo;
- Afectivo; e
- Psicomotor.
2. FORMULAÇÃO DE PERGUNTAS; E
- Avaliação Oral; e
- Avaliação Escrita (inquéritos e testes - de produção ou de selecção).
3. MEDIÇÃO.
- Medir performances ou qualidades de execução por parte do formando.
TIPOS DE AVALIAÇÃO:
Quanto ao Momento (Quando?):
- Inicial ou Diagnóstica; >>> Orientação
- Formativa; e >>> Remediação ou Regulação
- Sumativa. >>> Certificação
Quanto ao Processo (Como?):
- Criterial; e
- Normativa.
FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO:
- Função Pedagógica;
- Função Social; e
- Função Económica.
NÍVEIS DE AVALIAÇÃO (Modelo de Kirkpatrick):
Nível 1: Avaliação de Reacção;
Nível 2: Avaliação de Aprendizagem;
Nível 3: Avaliação de Comportamento; e
Nível 4: Avaliação de Impactos/Efeitos.
Sem comentários:
Enviar um comentário